segunda-feira, maio 03, 2010

Entre razões e emoções a saída...

... é voltar-se para Deus!

Quantas vezes achamos que entendemos muito acerca de determinadas situações? Ou que temos o controle de tudo? Quantas vezes pensamos que tudo vai dar certo, pois a gente é quem está fazendo, e na verdade dá tudo ao contrário?

O que quero dizer aqui é que devemos voltar nossa vida para Deus. Independentemente do que pensamos, do que outros vão pensar, ou ainda o que sentimos, a saída é sempre buscar a Deus.

Ok, isso não é fácil. Mas eis um lembrete:

Rm 12:2 "para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."

Não importa o que pensamos, o que a nossa mente diz ou o que seria o aconselhável perante a sociedade, a saída é buscar a Deus sempre! E a vontade dele será boa, perfeita e agradável! Ressaltando que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28).

O mais legal de tudo é isso é que Deus pede para que entreguemos as coisas para Ele. Ele quer que confiemos Nele para que Ele resolva a situação.

Fp 4:4-7 "Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus."

Pv 3:5-8 "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos."

Pv 16:1-3 "Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos."

Lc 11:9-12 "Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?"

Nessas passagens, há um padrão: Deus ou Cristo pedem para que se peça as coisas, e promete algo logo depois: 1) paz; 2) saúde e força (vigor); 3) sucesso; 4) solução.

Entreguemos a Deus todas as nossas situações, todas as coisas que temos que fazer. Só Ele pode fazer as coisas darem certo, de uma forma ou de outra.

Ocorre que existem situações em que haverá uma consequencia que talvez não seja muito boa. Quem sabe você possa sofrer, ou ainda algumas pessoas sofram com isso, mas lembre-se que aqui buscamos agradar Deus, dar glória a Ele; se confiarmos Nele, as consequencias de nossos atos serão amenizadas pelo amor Dele.

Fp 4:13 "Tudo posso naquele que me fortalece."

O importante é: confiar em Deus com todas as nossas forças.

Eu confesso que tenho um problema: eu mesmo. Eu sou potencialmente destruidor de mim mesmo. Minha mente me engana demais! Como naquela música do Green Day que fala "as vezes minha mente prega peças em mim". O problema é que minha mente prega peças em mim toda hora!

Eu sempre acho que tenho o controle, que minha razão é soberana, mas na verdade não é para ser assim. Quando tomo uma decisão baseada naquilo que eu, Rodrigo, pensei, e não coloquei Deus na jogada, fico em sérias dúvidas, com minha mente me atrapalhando. Aí é um turbilhão de razões e emoções que me consome demais! Se você é igual a mim, devemos ter sempre isto em mente:

Fp 4:8 "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas."

Vamos pensar coisas boas, maravilhosas. Mais: vamos ter a mente de Cristo!

1Co 2:16 "Nós, porém, temos a mente de Cristo."

Gosto muito da seguinte frase da obra de Shakespeare, Hamlet:

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia."

Significa o seguinte: Deus é soberano sobre todas as coisas, sobre os nossos pensamentos. Somente Ele sabe de tudo, de todas as possibilidades, de todos os contextos. Ele tem o controle da situação, não eu. Não é o que eu penso, minhas razões e emoções que me dominam, mas sim é Cristo quem vive em mim (Gl 2:20). Cristo é o meu Senhor. A saída sempre será voltar-se para Deus.

Não é o que eu penso, mas o que Ele quer.

E assim seja feito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário