sexta-feira, julho 15, 2011
Sala São Paulo
terça-feira, junho 14, 2011
O Telegrama
Quantas decisões você tomou hoje? Qual foi a última decisão importante que você tomou? Quantas vezes não oramos para que Deus iluminasse nossos caminhos e orientasse nossas decisões?
Seria muito bom chegar em casa e encontrar um telegrama na porta de casa com a resposta para as nossas decisões diárias. Mas não é assim que funciona, não é mesmo? Sempre temos que orar, orar, e orar, até chegarmos a uma resposta, a qual pensamos ser a que Deus quer para nós.
Mas porque será que ele não nos envia um telegrama com a resposta? Com certeza erraríamos menos!
Talvez esse não seja o padrão que Deus. Ele quer que nós tomemos a decisão. Porque Ele nos deu o livre arbítrio para que tenhamos liberdade de escolha, tanto em qual profissão seguir, qual pessoa namorar, e se queremos ou não Jesus em nossas vidas. Ele quer que tenhamos fé na Sua palavra. Afinal de contas, não somos salvos por fé em Cristo? Não é esse o padrão de Deus?
Em Lucas 7: 5-13, Jesus nos conta uma parábola:
Lucas 11:5-13 NVI - Então lhes disse: "Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele à meia-noite e diga: ‘Amigo, empreste-me três pães, (6) porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer’. (7) "E o que estiver dentro responda: ‘Não me incomode. A porta já está fechada, e meus filhos estão deitados comigo. Não posso me levantar e lhe dar o que me pede’. (8) Eu lhes digo: embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar. (9) "Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. (10) Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. (11) "Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? (12) Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? (13) Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!”
O que Deus nos promete? Dar o Espírito Santo. E com o Espírito Santo em nossos corações, podemos ter a certeza de que a decisão que tomarmos estará dentro do padrão de Deus. Porque se deixarmos o Espírito agir, e negarmos a nós mesmos, então não é nossa carne que decide, mas o Espírito que vive em nossos corações. E se o Espírito provém de Deus, então podemos ter certeza de que a decisão provém da vontade Dele.
Acertar é fácil! é só deixar o Espírito de Santo agir através de Cristo em nossos corações!!!!!!!
segunda-feira, junho 06, 2011
A Lista
Já parou para pensar no que você faria se encontrasse Jesus caminhando pela rua amanhã? Imagine apenas por um instante!
Veja o que uma mulher, dita pecadora, fez em Lucas 7: 37-38
“E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo; e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.”
Foi assim que você se imaginou recebendo Cristo? Curvando-se e humilhando-se perante Ele? Usando dos seus cabelos e suas lágrimas para lavar seus pés? Pois é, essa mulher, tida como pecadora naquela época, amou tanto o Senhor que pôs de lado toda e qualquer vaidade, orgulho e arrogância e humilhou-se perante Cristo. Leia o restante do capítulo e veja o que Cristo diz:
Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora.
“E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinquenta. Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais? Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou. Não me deste ósculo (beijo); ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés. Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. E disse a ela: Perdoados são os teus pecados. Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.”
Se fossemos listar todos os nossos pecados, a lista seria imensa! Imagina se Cristo não tivesse nos salvado? Nossa dívida é grande. Não sejamos arrogantes em pensar que pecadores são os outros, ou que nossas falhas são poucas. Humilhemo-nos perante à Deus! Peçamos perdão à Deus diariamente, pois muitos são os nossos pecados, mas maior ainda é o amor de Deus que nos perdoa a través da salvação em Cristo!
quarta-feira, maio 04, 2011
Slumdog Millionaire
Você já viu aquele filme que ganhou o Oscar a uns 2 anos atrás? “Quem quer ser um milionário” era o nome... Pois bem, esse ai é um dos meus filmes favoritos! Merecia o Oscar daquele ano e do ano seguinte!
segunda-feira, abril 04, 2011
A procura da felicidade
Não, este post não é sobre um filme, ou qualquer coisa do gênero.
Semana passada, na aula, estávamos analisando um texto que falava que as pessoas colocam a sua felicidade no consumismo: é mais feliz quem tem mais que os outros, por isso as pessoas compram desenfreadamente.
Comecei a refletir e, de fato, a felicidade das pessoas é baseada nas coisas materiais. Tenho um carro novo, sou feliz. Tenho uma casa nova, sou feliz. Tenho o novo Ipad, sou muito feliz!
O grande problema disso é que são coisas transitórias, passageiras. Amanhã tem um novo carro, melhor com uma coisinha de nada de diferente, mas diferente, e a gente vai querer comprá-lo. A casa fica velha e menor a medida que a família cresce. Surge um novo tipo de Ipad, com alguma outra função diferente. E assim vai...
Além disso, as pessoas colocam a sua felicidade em outra pessoa. Veja só: todo mundo, ou quase todo mundo, tenho certeza, já pensou que se conseguisse namorar determinada pessoa, seria muito feliz.
Ou ainda, que se tivesse muitos amigos, seria feliz. Ou que se tivesse os pais mais perfeitos do mundo, também seria feliz.
Mas a verdade é que todos nós somos seres humanos e estamos sujeitos as nossas manias, vícios, paixões, e podemos facilmente desapontar as outras pessoas. Somos todos pecadores, todos erramos (Romanos 3:23). Quantas vezes você agiu da maneira mais consciente possível e mesmo assim, alguém ficou magoado com você, mesmo você não querendo que isso acontecesse?
Não importa quando, não importa como, não importa quem, as pessoas vão nos chatear. Isso é fato. Obviamente, o perdão deve ser dado, e as pessoas devem se reconciliar. Mas o objetivo deste texto não é esse, é um tema para outro post.
O objetivo é demonstrar que não podemos confiar cegamente em alguém, ou nos atirar de cabeça em algo idolatrando aquilo como se fosse a nossa vida. Não podemos transformar pessoas ou coisas em “deuses” nossos, exatamente pelo fato de que ou coisas novas surgirão, ou as pessoas infelizmente nos magoarão.
É fácil identificar as coisas que depositamos nossa total confiança, basta se fazer a seguinte pergunta: o que eu faço quando estou frustrado, decepcionado, triste?
Neste ponto, você poderá estar se fazendo a seguinte pergunta: “peraí, e como eu faço para ser feliz então?”. É uma pergunta muito pertinente, e todos tem o direito de fazê-la. Mais: todos tem o direito de ser feliz.
Quero apresentar aqui uma nova resposta: Jesus Cristo é a solução para a felicidade. Vou explicar.
Se analisarmos em todas as religiões, Cristo foi o único que trabalhou as três coisas que, segundo o meu entendimento, todos buscamos. Quando Cristo diz “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6) Ele afirma ser aquilo que todos nós almejamos na nossa vida: um caminho, uma verdade e uma vida.
Vou explicar melhor, porém devo afirmar que é algo que tem estado na minha cabeça há tempos e é objeto de um estudo e/ou post muito mais amplo e por isso tentarei ser o mais breve possível para não me alongar muito mais.
Todos nós buscamos um caminho, um norte em nossa vida. O que devemos fazer em momentos de dúvida, de dificuldade, ou quando temos duas ou mais opções em nossas vidas. Cristo é o caminho, Ele é o nosso norte. Ele poderá nos ajudar. Eis uns versículos para ilustrar:
Filipenses 4:6-7 “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”
Provérbios 16:1-3 “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.
Provérbios 3:5-8 “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.”
Cristo também é a verdade. Todos nós buscamos saber a verdade sobre as coisas, desde as questões transcendentais, como quem criou o universo, para onde vamos após a morte, se existe vida após a morte. Cristo é o único que respondeu isto. É aquela pulga atrás da orelha, aquela necessidade de compreender o universo. Cristo responde a todas estas coisas, eis alguns exemplos:
Apocalipse 22:13 “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.”
João 3:16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Por fim, Cristo também é vida. Somente com ele teremos a vida completa, a vida plena que necessitamos. O fim de nossas angústias, uma vida em paz, somente é possível com Cristo. Muitas vezes temos tempos de paz, mas somente Cristo é duradouro.
João 10:10 “eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”
João 5:39-40 “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.”
Romanos 6:23 “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Jo 20:31 “Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.”
Quando Cristo fala que é o caminho, a verdade e a vida, Ele afirma ser tudo aquilo que buscamos na vida. Todas as respostas resumem a este versículo; é a equação da vida. Muitos outros assuntos decorrem deste versículo, como já foi dito. Um dia espero fazer um estudo bem e/ou um post bem completo sobre isso.
Mas a grande questão é que se nos focarmos em Cristo, todas as coisas serão acrescentadas (Mateus 6:33). A nossa felicidade é Cristo, não bens materiais ou pessoas ou qualquer outra coisa! O foco Nele nos leva à felicidade eterna, pois “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” (Hebreus 13:8)
domingo, março 20, 2011
Engravatado.
Gostaria de compartilhar algo que me ocorreu neste sábado (19/03).
Participei de um estudo bíblico em que comentamos a seguinte passagem: Colossenses 3:23-24 “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.”
Entendemos que todas as coisas devem ser feitas para a glória de Deus, e não para agradar as pessoas. Frise-se também a parte de “todas as coisas”. Tudo, tudo o que fazemos, desde acordar, tomar café, escovar os dentes, ir ao banheiro, devemos fazer para Cristo.
Depois do estudo, saí com essa parte na cabeça. Dirigindo para casa, entreguei para Deus a volta, para a glória Dele.
Cheguei em casa e acabei, de certa forma, esquecendo de entregar todas as outras coisas.
Pois bem, à noite, fui me arrumar para um baile de formatura e não conseguia fazer o nó da gravata. O mais próximo que cheguei não me agradou. Então tentei de novo, meu pai tentou ajudar, e nada.
Não conseguia fazer o nó!!!
Assim, depois de várias tentativas, lembrei da passagem de Colossenses. Falei: “vamos lá Deus, é para a tua glória! Me ajuda!”.
Sem brincadeira, o nó que fiz logo depois ficou P-E-R-F-E-I-T-O. Nunca fiz um nó tão legal! O cumprimento certinho...nossa, demais!!
Foi realmente por Deus!
Isso me lembrou de um filme que vai estrear em breve, chamado “Sem Limites”. No filme, um cara toma um remédio que faz com que ele use 100% da capacidade do cérebro dele (dizem que só usamos 20%).
Adaptando, pensei: se Deus faz um nó de gravata perfeito, o que Ele não pode fazer na nossa vida? O que seria de nós se entregássemos todas as coisas da nossa vida para Ele?
Fica difícil até imaginar, só sei que seria algo maravilhoso!
quarta-feira, março 09, 2011
Gratidão
quarta-feira, março 02, 2011
Ipod
Suponhamos que do seu lado se teletransportou pelo tempo uma pessoa que viveu a 100 anos atrás. E vc como um bom cidadão do séc21 está escutando musica pelo Ipod. Você retira os fones, entrega o aparelho pro nosso "pré-secular" e pede pra que ele descubra a verdadeira função do Ipod.
Como as pessoas daquela época eram muito espertas, ele logo descobre como ligar o aparelho, consegue jogar, acender a luzinha, ver algumas fotos e até mesmo ler alguns textos! Wow! Ele fica maravilhado! Nunca viu algo assim antes! Se arrepende de ter nascido precocemente...
O que ele não sabe é que por mais que ele mexa naquele aparelho, e descubra 1000 utilidades, enquanto alguém não lhe entregar o fone de ouvido, ele não vai conseguir desfrutar do verdadeiro propósito para o qual o mp4 foi criado: escutar Música!
Pois é, a relação com a vida espiritual fica óbvia! Podemos fazer de tudo, viajar o mundo, subir o himalaia, ir em 1000 igrejas, templos, rituais diferentes. Mas enquanto não tivermos a Cristo como o centro da nossa vida, não estamos desfrutando do verdadeiro propósito para o qual fomos criados. É somente por meio dele que temos relacionamento único com o pai! Conexão íntima!
Enquanto não vivermos uma vida da maneira que ele quer que vivamos, haverá esforços em vão.
E o engraçado é que quando estamos com o fone todas as outras funções do Ipod ficam mais legais, por exemplo, agora além de jogar vc pode escutar o som do joguinho!
"Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irreprensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado." Efésios1:4-6
"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espirito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu própio corpo." 1Co6:19-20
Achei um site que mostra 50 coisas que vc pode fazer com o seu Ipod. Teve uma mulher que até usou pra matar alguém!
http://kottke.org/plus/50-ways-ipod/
segunda-feira, janeiro 31, 2011
Acredite, não desista nunca!
Primeiro post do ano! E que seja um ano abençoado para todos nós, tendo sempre em mente de que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Rm 8:28
______________________________________________________________
Joguei futebol com alguns amigos e uma frase que usei foi motivo de piada durante a partida: “Acredita! Tem que continuar acreditando sempre!”.
Na verdade, a ideia era mostrar a persistência, insistir em uma jogada que com certeza seríamos premiados com um gol.
Porém, quantas vezes desistimos ou temos vontade de desistir na nossa vida? Seja na faculdade, no trabalho, em um relacionamento...
Vencer um pecado, então? Que luta árdua!!!
Porém, não é assim que devemos ser. Imagina se Deus desistisse da gente?
Alguns fatos históricos: Deus criou o mundo, pediu ao homem para cuidar dele e só não comer de uma árvore. O que o homem fez? Claro que comeu o fruto proibido! (Gn 2:15-17 / Gn 3:1-24)
Deus expulsou o homem do Éden e, tempos depois, mandou uma chuva para limpar a terra dos pecados, dando mais uma chance para o homem (Gn 6: 11-22 até Gn 9:1-29). Bem, parece que a coisa não saiu como planejado.
Deus, então, deu as leis para o homem, e o homem foi lá e...criou um bezerro de ouro para adorar (Ex 32:1-10).
Até este ponto da história, Deus teria todos os motivos do mundo para desistir de nós.
Mesmo Ele vendo que “a vaca estava indo para o brejo”, Deus deu a última cartada: enviou o seu filho para o mundo, Jesus Cristo (Jo 3:16).
Ele ainda dá uma promessa muita clara: que não vai desistir de nós nunca! Veja só:
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Ap 3:20
Assim, quando enfrentarmos uma tentação, uma dificuldade, uma pedra no meio do caminho, vamos sempre tentar lembrar de quem não desistiu jamais de nós, e que quer muito trabalhar na nossa vida, quer batalhar por mim e por você!
Duas passagens para elucidar:
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Fp 4:5
“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” Fp 4:19
