quarta-feira, dezembro 22, 2010

Mensagem de Natal e de fim de ano.

Amigos,

Todo ano o Natal parece uma verdadeira maratona: comprar presentes, preparar jantares e almoços fartos, receber os amigos, ir ver um coral com músicas natalinas, entre outras atividades. Contudo, devemos sempre lembrar do aniversariante, o anfitrião da noite: Jesus Cristo.

Se entregamos presentes, é porque quando Ele nasceu recebeu presentes. Mas na verdade, com o seu nascimento , os presenteados somos nós: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Jo 3:16.

Então, que nesse Natal e no ano que se anuncia, todas as bençãos de Cristo sejam concedidas a vocês, pois somente Ele pode surprir as nossa necessidades ("O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." Fp 4:19) e somente Ele é a vida ("Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Jo 16:4).

É o que desejamos a todos vocês!

Um abraço,

Em Cristo,

Fernando Blauth, Fernando Scolari e Rodrigo Lahoz.

sábado, dezembro 11, 2010

A Verdade

Faz tempo que um assunto vem pulando na minha cabeça: a Verdade.

Na verdade (hehe), esse tema foi motivado por um texto que li para uma prova de Direito Processual Penal cujo título é "Verdade, dúvida e certeza", de um autor chamado Francesco Carnelutti.

Não vou discorrer sobre todo o texto, até porque o foco aqui não é Processo Penal. Mas o texto aborda alguns pontos interessantes.

Ele fala, por exemplo, que não é possível buscar a Verdade, em outras palavras, "A verdade jamais pode ser alcançada". Isso no caso do Processo Penal, onde busca-se descobrir se alguém cometeu ou não um crime.

Conclui dizendo que "a verdade está no todo, e o todo é demais para nós" e que isso somente pode ser explicado pelo Evangelho. Pois então, vamos ao Evangelho!

Cristo afirmou que ele é o caminho, a VERDADE e a vida (Jo 14:6) e que somente através Dele poderemos chegar ao Pai.

A Verdade pregada por Cristo, nessa passagem, é tudo. Tudo! Tudo que engloba a criação, a fé, a graça, a sua vida, o seu sacrifício.

É o início e o fim, é o Alfa e o Ômega, aquele que é, que era e que há de vir (Ap 1:8).

Mas Ele também é a Verdade. Não queria usar a palavra "sinônimo", pois não é bem o que quero dizer, mas acho que faz sentido.

Observe Jo 8:32: "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Nos libertará do pecado, já que todos pecamos (Rm 3:23) e somos escravos do pecado (Jo 8:34).

Cristo, então, quer dizer: me conheça, seja íntimo de mim, e você estará livre do pecado, fato que foi consumado quando Ele morreu na cruz (Jo 3:16 / Rm 6:8-11)!

Uma passagem importante e auto-explicativa é Gl 2:20: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."

Deus tem coisas maravilhosas guardadas para os homens, porém a revelação virá a partir do Espírito Santo (1Co 2:9-11), que também é concedido pela graça de Deus (Rm 8:11).

Somente a partir de Cristo é que conheceremos Deus e todas as coisas maravilhosas que Ele tem para gente! Essa é a grande Verdade: Cristo. Ele morreu por nossos pecados e anseia pelo nosso coração, quer que vivamos a nossa vida para Ele, dando sempre glória a Ele.

Por fim, creio que todos já ouvimos alguma vez expressões como "existem várias verdades", "isso é uma das verdades", ou até "uma mentira contada várias vezes vira verdade".

Como já afirmado, Cristo é a verdade (Jo 14:6), e Ele só pode dizer isso sobre si porque Ele é uma constante, Ele não muda de acordo com a opinião pública ou costumes sociais. Ele é um só, hoje e sempre.

Melhor dizendo, em Hebreus 13:8 "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente."